Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

O que é e como funciona Cupom Fiscal Eletrônico (SAT ou CF-e)

Entenda neste artigo como funciona emissão de cupom fiscal eletrônico, importante para sua empresa de alimentos. Conheça as vantagens. Confira.

Por Rogercon Software dia em Fiscal

O que é e como funciona Cupom Fiscal Eletrônico (SAT ou CF-e)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O que é e como funciona o Cupom Fiscal Eletrônico

O Brasil possui uma das mais completas leis de direito ao consumidor, ainda assim está em constante atualização. Contadores, economistas e empresários precisam estar atentos às novidades para estar sempre em dia com a legislação. A ausência de emissão da Nota Fiscal ou Cupom Fiscal (em São Paulo) pode acarretar problemas sérios às empresas porque envolve recolhimento de impostos.

Desde 2003 empresas situadas em São Paulo têm a opção de emitir o Cupom Fiscal Eletrônico, um documento digital que tem mais ou menos a mesma finalidade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), sendo esta última adotada em todo o país. Muitos empresários ainda têm dúvidas a respeito das diferenças e vantagens do Cupom Fiscal, em especial empresas do segmento de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e afins.

Não se preocupe, a seguir vamos explicar o que é, como funciona e as vantagens de usar o Cupom Fiscal Eletrônico, também conhecido como  SAT-CFe (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal eletrônico).

NF-e e SAT são as mesmas coisas?

Primeiramente vamos deixar claro as principais diferenças entre NF-e e SAT.

Nota Fiscal Eletrônica começou a ser implementado em 2007 e integra o Sistema Público de Escrituração Digital. Todas as empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, devem emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e). São isentos os microempreendedores individuais e alguns varejistas não relacionados na lista emitida pela Secretaria da Receita Federal.

A NF-e é um arquivo digital que substitui a antiga maneira de emitir nota fiscal. Para quem possui empresa há mais tempo, lembra daqueles blocos de notas fiscais que eram preenchidos manualmente? Ou ainda a impressão de extensos documentos em papel? A NF-e reduz uso de arquivos impressos e elimina arquivamentos em pastas pois passam a ocupar espaços em Discos Rígidos de maneira mais organizada.

O CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) é um documento fiscal eletrônico que é armazenado pelo Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Esse modelo é utilizado em São Paulo para documentar as operações dos contribuintes feitas em lojas e comércios.

Como funciona SAT ou CF-e?

O SAT Fiscal significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal.

Quando uma venda é concluída no seu restaurante ou lanchonete, por exemplo, o sistema faz uma conexão com a Secretaria da Fazenda de São Paulo para solicitar a validação das informações do cupom. O sistema da Secretaria devolve o cupom validado impresso. Repare que o processo é semelhante à emissão de Nota Fiscal Eletrônica usado atualmente.

Qual melhor sistema para emissão SAT?

Para donos de empresas do ramo da alimentação, como restaurantes, lanchonetes, bares, fast food e do gênero, o sistema Mastercon é a melhor opção.

O programa é um verdadeiro pacote de soluções para os empresários por que possui controle de caixa e comandas, controle de produtos e estoque, configurações para vendas delivery e também oferece uma área exclusiva de controle fiscal com funções apropriadas para emissões de documentos ao Fisco.

O sistema oferece as seguintes possibilidades para emissão:

  • Emissão de Cupom Fiscal com impressoras Daruma e Bematech
  • Emissão de Cupom Fiscal Eletrônico (CF-E / SAT)
  • Emissão de Cupom Fiscal Eletrônico (MF-E)
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE)
  • Emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-E)

Por que a sua empresa precisa de um sistema de emissão Cupom Fiscal Eletrônico?

Sem sombras de dúvidas uma das principais vantagens é a desburocratização, algo sempre tão importante para quem trabalha ramo de alimentos.

  • Redução de custos operacionais

Como o novo modelo de cupom fiscal, não há mais a obrigatoriedade do uso de uma impressora fiscal certificada pela Secretaria da Fazenda, conhecida como Emissor de Cupom Fiscal (ECF). O custo diminui bastante, algo em torno de 50% levado em consideração o custo atual de uma ECF, e assim o empresário tem liberdade para escolher impressoras mais baratas no mercado.

  • Maior flexibilização de caixas

Com a possibilidade de usar impressoras mais baratas e convencionais, melhora a capacidade de investimento para aumentar o número de caixas, pois a depender das configurações técnicas da impressora escolhida, pode ser compartilhada em vários caixas e isso ajuda muito a diminuir o número de filas e com agilidade para atender mais clientes em menos tempo, o que resulta em melhores ganhos.

  • Flexibilização dos dados

Também devemos ressaltar que é possível realizar a venda sem a prévia autorização do Fisco, caso não se tenha conexão com a internet no momento da venda, o vendedor tem até 24 horas para enviar as informações à Secretaria da Fazenda. Interessante, não é mesmo?

  • Consumidores satisfeitos é retorno na certa

Os consumidores poderão visualizar a compra em algumas horas ou poucos dias. Os cupons possuem QR Code, uma espécie de código de barras que facilita verificar os detalhes das compras por dispositivos móveis.

Estar atualizado(a) com as regras fiscais associado com um sistema ágil e adequado como Mastercon é o caminho certo para a sua empresa evoluir e melhorar ainda mais a gestão.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Mastercon Food

Sistema para gerenciamento de restaurantes, pizzarias, bares, food trucks e muito mais!

O Mastercon Food é um software de fácil utilização, que atende diversos segmentos do comércio. restaurante, pizzaria, bar, food truck, lanchonete, cafeteria, sorveteria e muitos outros.

QUERO CONHECER A FERRAMENTA